quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Gilberto Kassab sugere aumento de até 300% do IPTU

Junto com o aumento da tarifa de ônibus – previsto para 2010 – o reajuste do imposto aprofunda ainda mais o custo de vida

O prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), sugeriu um aumento de até 300% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A proposta foi considerada abusiva pelos paulistanos. Junto com o aumento da tarifa de ônibus – previsto para 2010 – o reajuste do imposto aprofunda ainda mais o custo de vida dos moradores da cidade.

O projeto foi enviado à Câmara Municipal de São Paulo. A proposta da prefeitura é que se aumente, no mínimo, 40% do valor pago pelos imóveis residenciais e 60% para os comerciais. A justificativa, segundo a gestão, são as melhorias feitas na cidade, como a instalação de metrô e iluminação, o que valorizariam o preço do imóvel.

No Brás o aumento deve chegar a 126%. Comerciantes do bairro, entretanto, afirmam que foram eles e não a prefeitura que arcaram com as despesas e melhorias no bairro. Outros locais degradados, como a Luz, também terão o valor dos imóveis reajustado. Segundo a prefeitura, isso se deve aos investimentos futuros já anunciados.

Além dos aluguéis, o preço de produtos e serviços também ficará mais caro com o reajuste do IPTU. Já a prefeitura estima arrecadar R$ 1,2 bilhão a mais por ano com o aumento.

Um comentário:

Osvaldo disse...

Hum...se é assim, vou triplicar o valor do meu produto, já que estudamos uma forma de torná-lo visualmente mais atraente e operacionalmente mais ágil.
Então posso cobrar por aquilo que ainda não fiz?
Esse Kassab é um párea mesmo!